Como funciona um serviço de 0800?



Os serviços 0800 são muito populares no Brasil, ganhando até mesmo o status de gíria para representar algo que é gratuito. Mas você já se perguntou como funciona um serviço 0800 e como ele vem evoluindo, melhorando e ficando cada vez mais acessível para que empresas de pequeno e médio porte possam oferecer este tipo de atendimento para o cliente?

Neste texto abordamos as principais características, vantagens e como sua empresa deve se preparar para oferecer um atendimento 0800 a seus clientes.?


O que é o 0800?

O 0800 é um serviço telefônico que funciona ao contrário de uma chamada comum. No 0800, quem arca com o custo da ligação é a empresa que a recebe, não o cliente que faz a ligação.

É o serviço muito comum em empresas de SAC(Serviço de Atendimento ao Cliente), por exemplo. Observe os rótulos de produtos e o material de divulgação de muitas empresas. Elas oferecem umacentral de atendimento 0800 para quem está fora da área metropolitana e, normalmente, um número telefônico local para quem está na cidade.

Agora que você conhece o básico sobre o0800 é hora de entender quais tipos de empresa utilizam este serviço.


Por que uma empresa contrata o 0800?

A principal razão é prover um atendimento mais acessível ao cliente, principalmente, aos que não se encontram na mesma cidade da empresa.

O 0800 é ainda mais importante para usuários que moram longe dos centros urbanos já que o custo de uma ligação comum interurbana ainda é muito elevado.

Antigamente contratar um serviço 0800 era mais custoso e requeria que as empresas tivessem muita estrutura física e financeira, sendo assim, apenas empresas de grande porte poderiam fazer uso deles. Hoje em dia, com os avanços das tecnologias de telefonia já é possível que empresas de pequeno e médio porte utilizem este tipo de serviço.


Vantagens do 0800

Para o usuário a grande vantagem é de poder se comunicar com a empresa de forma rápida e gratuita, podendo resolver problemas relacionados a produtos e até tirar dúvidas.

Já para a empresa as vantagens são relacionadas à proximidade que o usuário vai ter com a marca, fazendo com que ele tenha uma boa experiência e se fidelize como um consumidor da marca. O 0800 é especialmente importante para empresas em início de atividade e que querem garantir uma boa imagem perante ao público final.

 

Cuidados antes de implantar um 0800 em sua empresa

Como todo novo sistema, é necessário que sua empresa esteja preparada para este tipo de serviço, os principais cuidados são:

 

- Prepare sua equipe: é necessário que sua equipe esteja preparada para o aumento de volume de ligações que pode acontecer no momento da implantação do serviço de 0800.A pessoas que ficará responsável pelo atendimento ao cliente tem que saber como obter as informações que podem ser questionadas e quais outros membros da equipe podem ajudá-la a solucionar determinados problemas.

 

- Tenha um bom serviço interno de comunicação: em determinados casos a pessoa que atende as ligações não poderá resolver o problema do usuário diretamente, por isso, é importante que ela possa contatar os outros membros da equipe de forma rápida e fácil.

 

- Agilidade no atendimento: o atendimento precisa ser rápido, para evitar que o usuário tenha uma experiencia negativa. Por isso a agilidade na comunicação interna tem que ser priorizada.

 

- Comunique toda a equipe da mudança: no momento de implementar o telefone 0800, é importante informar a equipe e os responsáveis de cada setor que talvez aconteça um aumento de volume de dúvidas de usuários. Provavelmente a pessoa ou setor responsável pelo atendimento de usuários precisará perguntar para os chefes de setor como resolver determinadas dúvidas, e é importante que eles tenham o tempo e disposição para responder estas questões e facilitar o atendimento ao cliente.

 

Fonte: iungo.com


TAGS:
erviços 0800